Fala, galera!
Hoje eu estou trazendo para vocês o 2º episódio da série "Demanda Pelo Respeito", onde o técnico Rui Gonçalves treina o Mamelodi Sundowns, ao mesmo tempo que tenta ter um futuro brilhante no futebol, tenta acabar com o racismo no esporte! Será que vai conseguir?



 Segunda feira, 12h, fim do treino do Mamelodi 

RUI: In the upcoming thursday, there'll be a dinner for all of you. I feel like there's some problems in the locker room and I would like to discuss that problems with you and solve them. I hope that everybody appears at the dinner.
Thursday, 8pm at La Terrasse Rooftop Café
*na próxima quinta feira, terá um jantar para todos vocês. Sinto que existem problemas no balneário e eu gostaria de discutir esses problemas com vocês e resolvê-los. Espero que todos apareçam.
Quinta feira, 20:00 no La Terrasse Rooftop Café* 


Quinta feira, 20h, La Terrasse Rooftop Café 

RUI: Thank you all for being here. You can start eating. You can and should be frontal as you want in this dinner, we're here to solve internal problems. Speak free
*Obrigado a todos por estarem aqui. Podem começar a comer. Podem e devem ser frontais como quiserem neste jantar, estamos aqui para resolver problemas internos. Falem à vontade*
LINCOLN: I have something to say... I'm here on loan from Grêmio, of Brasil, I'm brazillian too and I think you guys didn't like me in the first place. Did I do something wrong? You guys don't like me or it's just my impression?
*Tenho algo a dizer... Estou aqui emprestado pelo Grêmio, do Brasil. Sou brasileiro também e eu acho que vocês não gostaram de mim quando eu cheguei. Fiz algo errado? Vocês não gostam de mim ou é só algo na minha mente?*
BORIS: Gonna be honest, I didn't like you when you arrived. You showed up with all that skills thinking you're the best and I thought you were just an idiot but when I played with you on the field and after a few talks in the locker room, I had a different opinion. You're welcome here!
*Vou ser honesto, não gostei de você quando chegou. Apareceu cheio de fintinhas achando que é o maior e eu pensei que você era apenas mais um idiota mas depois de jogar com você no gramado e depois de umas conversas no balneário, fiquei com uma opinião diferente. Você é bem-vindo aqui.* 


"Voltei, diário! Saudades minhas? Hahaha 
O jantar foi um êxito! Acho que é coisa normal neste tipo de elenco, nunca tinham-se cruzado e de repente acabam todos no mesmo time, gerou alguns problemas, tinha caras que não gostavam de outros, outros não estavam tão à vontade... Lincoln ficou muito mais aliviado depois do jantar, além de resolver todos os problemas internos, ainda deu para criarem laços uns com os outros. 

Enfim, no domingo foi dia de jogo e teve alguns progressos nas minhas formações, nomeadamente para jogos em casa. 
Ao início testei aquele 4-4-2 com o atacante esquerdo recuado, que seria o Boris. Não foi mau de todo, porém o 4-3-3 assentou bem melhor no time. Após alguns testes no treino, decidi implementar nos jogos. Descobri que fora de casa é praticamente inútil, mas na nossa casa é muito boa. 
Com ela, voltei a ganhar hoje frente ao Ajax Cape Town" 






"Jogámos os oitavos de final da Liga dos Campeões CAF e foi um sucesso! Acho que encontrei uma nova escalação para jogarmos fora de casa. É certo que o time era mais fraco que a gente, mas mesmo assim fui de 4-4-2 com o atacante esquerdo recuado e em contra ataque e olha no que deu! Vencemos 3x0, no jogo da volta empatámos 0x0 em casa, apesar de eu ter esperado um resultado bom para a gente. 

Quando fui a Angola, defrontar o Recreativo Libolo, no final do jogo teve 3 crianças torcedores do time rival que foram falar comigo. Eles falaram que tinham ouvido uma história sobre um técnico da África do Sul que luta contra o racismo e já tinha até parado uns torcedores do time dele de bater noutros torcedores por eles serem de outra cor, eles perguntaram se esse técnico era eu. Eu falei que sim e eles me perguntaram o que fazer quando ouvirem insultos racistas. Passei a eles o ensinamento que o meu pai passou a mim, simplesmente ignorar, não vai levar a lado nenhum se envolver em briga. Dei autógrafos para eles e eles ainda tiveram a possibilidade de conhecer o elenco do Libolo, eu e Patrice falámos com os dirigentes do time. Soube uns dias depois que eles conheceram todo o elenco, tiraram fotos, receberam autógrafos e ainda tiveram direito a uma visita exclusiva ao estádio. Dava para ver a pura alegria deles nas fotos. Fiquei muito contente por ter podido ajudar aquelas crianças." 






"Time está muito melhor, vencemos outras 2 rodadas na liga e ainda passamos de fase na Copa. Estamos nas semi-finais da Copa e encostando na liderança do campeonato!"






"Nosso 1º jogo das quartas de final da Liga dos Campeões CAF não foi muito bem. Enfrentamos CS Constantine, o nome do time me lembrou minha infância. Passei muito tempo lendo HQ's, e Constantine era uma das minhas personagens favoritas! Mas enfim, empatámos 2x2 na nossa casa, o que não é bom! Espero que na volta o jogo corra melhor e a gente consiga a classificação

Ah, é verdade, Constantine é do Egito!"



"CONSEGUIMOS PORRA! Estamos nas semi-finais da Liga dos Campeões CAF! Eu e o time festejámos muito, estar entre os 4 melhores times da África na 1ª temporada em que trabalhamos juntos é muito bom mesmo. Agora queremos mais!" 



"Realizámos todos os jogos até a meio da temporada. 
Como eu tinha dito, estamos nas semi-finais da Liga dos Campeões CAF. 2 vitórias e 2 derrotas no campeonato pelo meio. Continuamos em 1º na Premier League Soccer, apenas por 1 ponto. Na Copa vencemos o jogo de ida por 2x1 fora, é um bom resultado que levamos do campo do Celtic Bloemfontein, em casa teremos que ganhar e consolidar a passagem à final, mas isso será depois das minhas férias. Sim, no meio do campeonato terá uma paragem aqui de 2 semanas, que eu aproveitei para ver de novo a minha mãe e meus irmãos.







Casa da mãe de Rui, 20:30

A família termina de jantar, a pedido dos irmãos, Rui vai para a sala de estar brincar com os seus irmãos. Subitamente, a campainha toca. Rui vai abrir a porta... 

RUI: Boa noite
DESCONHECIDOS: Boa noite, desculpe incomodar, Rui. Nós somos da associação de futebol da África do Sul. 
RUI: Ah sim. Em que posso ajudar?
DIRIGENTES DA AFAS: Na semana que vem terá uma mesa oval. Reuniremos os técnicos de todos os times da Premier League Soccer e eles falarão sobre o time, falarão com os outros e responderão a perguntas da imprensa. Estamos aqui para confirmar a sua presença
RUI: Claro que participo! Quando tenho que me apresentar?
DIRIGENTES DA AFAS: Quarta feira às 18:00, os técnicos dos times que estão nos lugares abaixos começam de manhã, os do meio da tabela falam à tarde e os 4 primeiros falam às 19:00. 
RUI: Lá estarei, boa noite. 
DIRIGENTES DA AFAS: Boa noite

"Que legal! Mal posso esperar por falar na mesa oval!"



CONTINUA... 

Criador: Rui Gonçalves
Exclusividade: Campeões de Brasfoot