Fala, filhos de Rui! 
Antes de lançar o Brasfoot 2016, Emmanuel disse que esta seria uma edição revolucionária do BF, e ele não estava mentindo! Esta versão do game criou bastantes opiniões diversas, uns adoram e outros odeiam. Mas afinal de contas, o Brasfoot 2016 é um sonho ou um pesadelo? 



Já faz alguns meses desde que o Brasfoot 2016 foi lançado…

Quando comparado à versão anterior, este Brasfoot é bem diferente. Para já, todos tiveram que instalar Java para poder jogar, o que não foi um problema, o processo é bastante simples e muitos (como eu) já tinham o Java no PC.

Nas configurações inicias percebemos logo um montão de diferenças, como por exemplo, a Liga Fantasia que antes podíamos criar, foi retirada na versão de 2016. Sistema de salários mensal (à escolha do jogador), o que na minha opinião é melhor do que semanal. E claro, a grande novidade deste Brasfoot, configuração de campeonatos. Foi das melhores coisas que foi implementada neste BF, torna o jogo muito mais realista jogar com fórmulas da vida real, por exemplo, as divisões inferiores inglesas com 24 equipas ao invés de 20, algumas ligas europeias com 18 equipas em vez de 20, etc. 

Uma novidade que muitos podem não ter percebido, é que nessa versão dá para criar uns infinitos técnicos no mesmo sav! Eu nunca consegui perceber bem quantos técnicos é permitido controlar ao mesmo tempo, mas são mais de 20, no Brasfoot 2015 era possível ter apenas 10 técnicos humanos num único sav.
PC.


Controlo de seleções foi algo que mudou imenso, pois agora recebemos convites a qualquer altura do sav e podemos marcar amistosos para testar a seleção, podemos também treinar a seleção durante o tempo que nós quisermos.

Recorde-se que no Brasfoot 2015, os convites eram enviados dias antes de começar uma Copa América/ Eurocopa/ Copa do Mundo e não era possível marcar amistosos com a seleção, o convite era só válido apenas durante uma competição. 

Passando agora para o jogo em si, vemos uma grande diferença gráfica quando você assume uma equipa. Sinceramente, eu prefiro gráfico do Brasfoot 2015, os do Brasfoot 2016 parece até 2007.





























Em escalações, Brasfoot 2016 é claramente melhor. Brasfoot 2015 usa aquele sistema de lista antigo para mostrar os jogadores, enquanto o BF 2016 dispõe todos do lado direito. Dá muito menos trabalho procurar os jogadores do lado direito organizado por posições, do que na lista do BF 2015. Quanto às formações, cada um com as suas mitas. 

No Brasfoot 2015, eu não ia muito mais longe que 2022. No 16 eu consigo ir até 2027 (ou mais se eu quisesse) sem me aborrecer ou o jogo bugar.
Eu não me posso queixar de bugs no 16 porque eu nunca os sofri lá, apesar de a muitos o jogo dar problemas.

Ao início, quando saiu o Brasfoot 2016, eu não gostava muito do jogo. Mas depois de fazer uns savs e me acostumar ás diferenças deste jogo para a sua versão anterior e finalmente ter saído a última build (4.0.2 se eu não me engano), tenho uma opinião diferente e estou contente com o Brasfoot 2016.

Fiz esta votação num grupo de Brasfoot. Votaram 33 pessoas e a maioria está contente com o Brasfoot 2016, mas a diferença não é muita e novamente, muitos acham que este Brasfoot deixou a desejar e é o pior da história



Sem duvida alguma, esta é uma edição marcante do Brasfoot e a que mais fez as opiniões divergirem entre os fãs do game. Depois disto tudo, acho que é acertado afirmar que a resposta à pergunta "Brasfoot 2016 é sonho ou pesadelo?" vai por cada um, pelo tempo de jogo que tiveram, pela sua forma de analisar os jogos, entre outros. 
Para mim, sonho. 

Criador: Rui Gonçalves
Exclusividade: Campeões de Brasfoot