Fala, filhos de Rui!
À medida que se inicia a Série A no Brasil, os campeonatos europeus vão chegando ao fim. Hoje, trago-vos uma análise dos principais campeonatos europeus, os seus campeões e desempenho de algumas equipas em especial.


Bundesliga
Sem surpresas algumas, o Bayern faz história e é novamente campeão alemão tornando-se a equipa que mais campeonatos consecutivos venceu (vai em 4 de seguida). Também sem surpresas, Dortmund mantém-se no 2º lugar.
Algo que me surpreendeu bastante pela negativa, Wolfsburg fica fora da Liga Europa ou Liga dos Campeões para o ano. Perderam De Bruyne para o Manchester City por 80M no início da época, porém rapidamente elegeram um belo substituto ao contratar a jovem estrela Julian Draxler, contudo a equipa acabou por não ser a mesma e ficar fora do Top 7, que garante acesso à Liga Europa (e Champions a partir do 4º classificado).
Hannover, uma equipa com 1 ou 2 jogadores mediocremente bons, desce de divisão ficando em último lugar.

Serie A
Outra competição em que o campeão não tem alguma surpresa, Juventus renova o título de campeã italiana. A equipa que começou mal a temporada, acabou por dar a volta à sua situação e erguer de novo o troféu por uma larga margem de pontos sobre o 2º classificado, Napoli
Milan, um ex-gigante que agora nem consegue vencer uma luta por um lugar na Liga Europa.
Já a outra equipa de Milão, Internazionale, mostrou progressos ao obter o 4º lugar na tabela classificativa.
Frosinone, Hellas Verona e Carpi na Série B italiana.

Liga BBVA
Real Madrid começou muito mal esta temporada com Rafa Benítez e perdeu muitos pontos, o que custou caro à equipa ‘merengue’ que apesar de ter tido uma enorme recuperação com Zinedine Zidane a comandar as tropas, não foi suficiente para alcançar o título. Barcelona ficou em 1º lugar com 91 pontos e o rival Real Madrid atrás, com 90 pontos.
Sporting Gijon, Rayo Vallecano e Levante na 2ª divisão espanhola (Liga Adelante), sem surpresas.
Valência podia ter ido muito mais além do que um mísero 11º lugar, na minha opinião.

Barclays Premier League
O campeonato mais falado da Europa nesta época, claramente.
A edição deste ano contava com equipas grandes favoritas como Arsenal, Manchester City, Tottenham… mas como todos já sabem, o surpreendente Leicester acabou por erguer o troféu. Uma das maiores zebras de todos os tempos, será interessante ver como esta humilde equipa se irá portar na Liga dos Campeões.
Chelsea em 10º lugar, algo também surpreendente que com a história do Leicester, muitos se esqueceram. Aquela equipa tem qualidade para muito, muito mais! Manchester United garante vaga na Europa.
Norwich, Aston Villa e Newcastle rebaixados para o Championship.
Newcastle… uma equipa cheia de grandes jogadores, antes lutava para ir à Liga Europa e esta época faz uma temporada escandalosa. Sissoko, Krul, Coloccini, Mitrovic, Wijnaldum: estes são alguns dos bons jogadores que esta equipa apresenta.
NOTA: A última zebra bastante parecida a essa aconteceu há 15 anos, em Portugal, onde o Boavista conquistou o seu 1º campeonato nacional. Tal como o Leicester, eram apontados para manter na 1ª divisão

Ligue One
Mais uma vez, uma liga sem surpresas. PSG campeão por uma larga margem de pontos sobre o 2º classificado, Lyon. Caso não saibam, Ibra vai sair do PSG no final dessa temporada.
Reims, Ajaccio e Troyes na 2ª divisão, sem surpresas. A liga francesa não é das mais emocionantes pois já se sabe quem a vence, mas ainda assim um campeonato com bastante qualidade

Ligaportuguesa
Uma liga que não tem os melhores jogadores do mundo, muitas vezes não tem o melhor campeonato onde o campeão é sempre Porto ou Benfica. Este ano, Casillas veio representar o Porto e ao contrário do que se esperava, não teve uma grande época, Jonas, ex-jogador do Grêmio, atua pelo Benfica e foi o melhor marcador da competição. Outros jogadores cujos grandes europeus seguem como João Mário, Renato Sanches (já com acordo com Bayern Munique por 35M) e Ruben Neves (quem nunca contratou ele no Brasfoot?) fizeram ótimas temporadas e deram qualidade à Liga.
Nesta edição, Porto teve uma época num nível não esperado e Sporting chegou na frente e esteve muitas rodadas em 1º, porém Benfica passou à frente e manteve-se em 1º, conquistando assim o tricampeonato e o 35º título nacional. O campeonato foi disputado até à última jornada, o que é algo ótimo para a liga que muitas vezes é injustiçada com comentários como “só 3 equipas ganham”, o que até é verdade, porém outras ligas como a Espanhola também só têm 3 equipas que lutam pelo título e muita gente paga pau para elas. A diferença é que a liga espanhola tem Messi, Ronaldo, Neymar, Bale e etc., mas em termos de competitividade, não fica longe da liga portuguesa (por acaso, este ano, a liga espanhola também foi muito disputada).

Resumindo: 

CAMPEÕES:
Leicester City
Barcelona
Benfica
Paris Saint German
Bayern Munique
Juventus

VICE-CAMPEÕES:
Arsenal
Real Madrid
Sporting
Lyon
Borussia Dortmund
Napoli

Postagem diferente do habitual, mas espero que tenham gostado. Comentem, dêem sugestões ao site e digam se querem ver mais deste tipo de postagens, talvez faça com o campeonato brasileiro.

Análise feita por: Rui Gonçalves
Exclusividade: Campeões de Brasfoot